Scroll to top
© 2023 , TRIA, S.A.
Share
en pt

CAM – Centro de Arte Moderna, Calouste Gulbenkian Foundation


Joana Matos - Outubro 7, 2024

O edifício do CAM em Lisboa, encerrado desde 2020, reabriu ao público no dia 20 de setembro, após um notável projeto de renovação do arquiteto japonês KENGO KUMA & ASSOCIATES e com uma nova arquitetura paisagística desenhada pelo arquiteto Vladimir Djurovic.

Tivemos o privilégio de trabalhar neste incrível projeto em parceira com o nosso cliente e empreiteiro-geral – HCI Construções. As nossas responsabilidades incluíram o fornecimento e instalação dos envidraçados Fogofil, das portas resistentes ao fogo Séries Plano, RF, SD e SW, conhecidas pelo seu excecional desempenho na proteção contra o fogo e design atrativo.

Também foram instalados os exutores VENTRA, que permitem a entrada de luz natural diária, ao mesmo tempo que fornecem ventilação natural e controlo de fumos. As nossas cortinas de fumo BACHSMOKE DA e sistema de selagens corta-fogo também foram instaladas para aumentar a proteção.

Durante a nossa visita ao espaço, fomos cativados por um forte sentimento de serenidade. O estilo arquitetônico de Kengo Kuma, que combina perfeitamente materiais naturais e reinterpreta edifícios tradicionais japoneses em designs modernos, é apresentado com maestria em todo o edifício do CAM. Um desses elementos representados é a tipologia Engawa, um caminho protegido por um beiral que serve de elemento de ligação entre o exterior e o interior do edifício, característica marcante que lembra as casas tradicionais japonesas.

Muitos parabéns a todos os envolvidos neste fantástico projeto!

Publicações Relacionadas